24 março 2006

Factos

Factos são factos e neste caso são tristes: segundo as últimas notícias, desde há sete anos que Portugal tem vindo a afastar-se da média europeia. Estamos em 18º lugar na lista dos 25 da UE. Alguma coisa falhou. Eu falhei, vocês falharam, mas alguma coisa me diz que a culpa não é sobretudo nossa. E, uma de duas: ou estamos atrofiados por um qualquer destino, ou estamos a ser enganados por quem tem o dever de nos governar. Não falo do actual governo. Falo de todos os governos que, nos últimos anos, teimaram em atirar-nos para a cauda da Europa. De uma Europa que, por sua vez, se arrisca a cair para a cauda do mundo.

Dizem as notícias: um imenso de arsenal de armas foi apreendido. Armas de guerra pelo meio. Polícias pelo meio. Não, claro que Portugal já não é um país de brandos costumes. A criminalidade violenta cresce a olhos vistos. Os gangues violentos crescem como cogumelos. Instalou-se a insegurança e atirar aos polícias tornou-se uma coisa banal. Para onde vamos? Há dias, um amigo magistrado dizia-me que gostava mais do crime, mas que está melhor na família. Por uma questão de segurança. Percebo-o melhor, agora. Por este caminho, não tarda que os próprios magistrados passem a ser alvos dos criminosos.


A baixa do Porto está inundada de estrangeiros. Vá lá, não me chamem xenófobo. Não, não é cosmopolitismo. O que se passa, é que são estrangeiros que se plantam à entrada dos prédios, garrafas de vinho na mão, insistentes a pedir dinheiro e cigarros, ar ameaçador e a fazer sabe-se lá o quê, atraindo indígenas da mesma estirpe para o grupo. A polícia? Sim, do lado de lá da rua preocupada com multas de estacionamento.


Não ando muito satisfeito com isto, é verdade.

2 comentários:

M.C.R. disse...

Lá se vai o mito do bom aluno da Europa...

C.M. disse...

O mito existiu...creio que foi com António Guterres que Portugal foi a coqueluche da Europa. Ai que saudades! Volta Guterres, para dares, desta feita, uns murros na mesa!