06 março 2008

Dentro da Legalidade…

É curiosa a quantidade de vezes que se ouve este argumento quando se fala de certos “negócios”: está tudo dentro da legalidade.

Foi agora o caso do antigo presidente dos CTT. Segundo o Público: "Carlos Horta e Costa, na altura da venda dos dois imóveis presidia aos correios, indicou à Lusa "desconhecer o processo". Horta e Costa, que garantiu que a sua casa "não foi alvo de buscas", acrescentou que a venda dos dois imóveis foi feita dentro da "legalidade".Em causa está a venda de dois imóveis dos CTT, há cinco anos, um em Coimbra e outro em Lisboa. O imóvel de Coimbra era uma central de correios quase devoluta e foi vendida à TramCrone, empresa de promoção e projectos imobiliários, por 14 milhões de euros. No mesmo dia a empresa revendeu a propriedade à Gespatrimónio, do Grupo Espírito Santo, por mais seis milhões de euros. “

Tudo dentro da legalidade. Não duvido nem um segundo. Faz parte das regras destes “negócios” precaver para que esteja tudo dentro da legalidade. Agora o que me faz confusão é o facto de as leis deste país serem tão moldáveis. Espanta-me igualmente que a Justiça não tenha instrumentos para separar o trigo do joio. Estando tudo dentro da legalidade podem todos os envolvidos dormir descansados. Ou estou enganada?

2 comentários:

JSC disse...

A propósito de legalidades…

Certo dia, um ministro terá abordado Salazar para saber o que fazer a uns jovens detidos, entre os quais estavam familiares muito próximos de um outro ministro ou de alguém indefectível do regime.

A resposta de Salazar terá sido assim:

Aos amigos devemos fazer uma interpretação bondosa da lei, aos adversários aplica-se a lei.


Desde então esta regra deve ter feito o seu caminho... até hoje

M.C.R. disse...

A legalidade tem costas largas e o seu uso pelos poderosos, pelos comprados pelos poderosos tem sempre cambiantes surpreendentes.