14 fevereiro 2009

Padroeiros da Europa

Hoje, a Igreja Católica celebra a Festa de S. Cirilo e S. Metódio, Padroeiros da Europa.

Mas apenas se houve falar de S. Valentim, bispo, mártir, falecido em 273.

7 comentários:

O meu olhar disse...

Ora essa amigo Mocho, então a Europa podia lá ser mais importante que o amor! Haja prioridades sensatas!... :)

Agora porque é que S. Valentim está ligado a estas coisas do amor não sei. Assumo a minha ignorância nesta matéria.

Primo de Amarante disse...

São Valentim era, na antiguidade, homenageado com o jejum. O romantismo fez do amor o sofrimento da ausência dos amados. Isso era jejum. Hoje é só presença de amor em abastança, mas continua-se a homenagear São Valentim com o jejum. É o que acontece à gente da minha geração. Sinais da míngua dos tempos!...

Mocho Atento disse...

São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo católico que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

Mocho Atento disse...

Transcrevi da Wikipédia.

O meu olhar disse...

Muito obrigada caro Mocho pela informação. Que maravilha de história! E não deixa de o ser, mesmo que possa não ser completamente verdadeira .

Caro Compadre eu penso que o amor é sempre igual independentemente da época. Por mais voltas que a modernidade lhe queira dar, a dor e a alegria intensa que provocam são sempre do mesmo tipo e fazem de nós pessoas com mais humanidade. Mesmo que haja sofrimento pela ausência do ser amado isso é muito melhor que não amar ninguém, não lhe parece?

M.C.R. disse...

Sem desprimor: há exactamente 14 Valentims santificados. E uma Valentina.
cfr. dictionnaire des prénoms et des saints, Larousse.

Segundo um outro dicionário que também aqui tenho à mão há dois Valentims mortos no mesmo dia e ano. O bispo de Terni e um padre romano que também era médico.
Daí dizer-se também que S Valentim é o padroeiro dos epilepticos
cfr dictionnaire des saints imaginaires et facétieux, jacques E. Merceron, Seuil, Paris, 2002

O meu olhar disse...

14?! Decididamente Valentim não é uma boa opção para nome…