23 julho 2004

Dissidências

Marta Beatriz Roque, condenada no ano passado a 20 anos de prisão e a única mulher entre os 75 dissidentes cubanos detidos actualmente no país, foi hoje libertada.(...)
Marta Beatriz Roque, de 58 anos, economista de formação, ex-presidente da Assembleia para a Promoção da Sociedade Civil (interdita em Cuba) e antiga directora do Instituto dos Economistas Independentes, é uma das figuras mais importantes da dissidência cubana.
Foi detida a 20 de Março de 2003 e condenada cerca de um mês depois a 20 anos de prisão, por ordem do regime de Fidel Castro.
As razões para a sua libertação ainda não foram divulgadas, mas os seus problemas de saúde, nomeadamente diabetes, hipertensão e uma paralisia facial sofrida na prisão, poderão ter estado na origem da decisão da justiça cubana.
Marta Beatriz Roque, a sétima dos 75 opositores detidos no ano passado, é libertada depois das autoridades cubanas terem iniciado, em Abril, uma série de libertações faseadas de dissidentes, na sua maioria por razões de saúde.
A libertação de opositores ao regime de Castro tem sido exigida pela comunidade internacional, tendo a União Europeia suspenso as relações políticas com Cuba como forma de protesto.
Marta Beatriz Roque tinha já passado três anos na prisão, entre 1997 e 2000, condenada juntamente com Vladimiro Roca, Félix Bonne e René Gomez, que fundaram o grupo de trabalho de dissidência interna, intitulado "Grupo dos Quatro".

In  Público

Sem comentários: