14 julho 2004

Jogos de linguagem = Formas de vida

  • A expressão jogo de linguagem significa que falar uma língua é uma parte de uma actividade ou de uma forma de vida. (23)

  • A linguagem é um labirinto de caminhos. Vindo de um lado, conheces o caminho; vindo de outro lado, mas para o mesmo ponto, já não conheces o caminho. (203)

  • «A finalidade da linguagem é exprimir pensamentos». – bem, então a finalidade de cada proposição é exprimir um pensamento. Então que pensamento é que exprime a proposição «Está a chover»? (501)

  • O jogo não tem apenas regras tem também um espírito. (564)

  • Assim como a um português que fale bem inglês surgem lusitanismos, embora ele não construa primeiro a frase em português e depois a traduza para inglês, assim como ele, ao falar inglês, parece traduzir «inconscientemente» do português, assim também pensamos muitas vezes como se debaixo do nosso pensamento houvesse um esquema de pensamento, como se traduzíssemos de uma maneira de pensar mais primitiva para a nossa. (597)

Ludwig Wittgenstein in: Investigações Filosóficas. Edições: F.C.G.

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Compadre manel e comadre kamikaze: coloquei este post para provocar um debate sobre a questão da interpretação da linguagem. E olhem que me obrigaram a algum trabalho! Sejam, como os pugilistas que sobem ao palco e não me deixem com a toalha na mão.

Primo de Amarante disse...

Passaram-se já 6 dias! Ninguém ligou "puto". E se eu amuasse, Vocês, bloguistas de primeira água, vinham a terreno debater a questão dos jogos de linguagem?!...
Não pensem que os vou largar!