04 setembro 2004

Sonhos perdidos

Não me apetece escrever sobre o processo Casa Pia, embora haja novidades e das boas (finalmente Carlos Silvino conseguiu a apensação de processos - ler aqui); sobre o massacre dos inocentes - guerrilhas e terrorismos , temas a merecer reflexão, outros estarão mais habilitados. Não me apetece a racionalização, a análise - quero ficar ainda um pouco só com a emoção.

E já antes dela imbuída, sentindo reverberar em mim os profundos ecos do último post do Compadre Esteves, é a ele, meu mais próximo, e ao André, que deixo umas palavras (não minhas, que me falta engenho e arte) mas de Carlos Marques Queirós.

há peixes pelo ar, entre as plantas do parque,
nos domingos à tarde nas cidades vazias.
são os peixes aéreos que procuram nos dias
mais longos as vias sem saída do tédio.

eles voam baixinho, sob a sombra de acácias
que não calam jamais o insensato bulício.
mal se tocam no ar, mas parecem tão fáceis
esses beijos que trocam caladamente aflitos.

não parece que tenha o seu voo destino,
levitam vagarosos num extravio onírico.
olhando devagar os seus vultos esguios
descobre-se depressa que são sonhos perdidos.

Carlos Marques Queirós, "Os passos reencontrados" (ed. Asa)

2 comentários:

Silvia Chueire disse...

Lindo, o poema. Gostei tanto de lê-lo. Obrigada.

Kamikaze (L.P.) disse...

Efectivamente, já aqui intitulei um post de "Náusea" (a propósito das K7 pirata). Mas se o excesso enjoa e é sempre contrapruducente, meter a cabeça na areia também não é solução, sobretudo quando se trata de esclarecer .
Por isso, meu caro Pinto Nogueira , muito embora a questão não seja especialmente relevante, tendo eu escrito o post em comentário e constando dele um link para o JN que dá uma notícia não totalmente correcta, aqui fica mais um esclarecimento:

não foi Paulo Pinto de Albuquerque o juiz que deferiu o requerimento de Carlos Silvino para a apensação de processos - PPA ainda nem esteve de turno, estará sim na próxima 2ª feira... Foi Ricardo Cardoso, o juiz do laço, que terminou assim em beleza a sua "carreira" na Boa-Hora (tal como vem noticiado no Público)