03 outubro 2004

AMANHÃ NO RIO DE JANEIRO

Começa amanhã, dia 04 de Outubro, no Rio de Janeiro, o V Curso Livre da Cultural EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro), cujo tema é "A Faculdade de Julgar. A Restauração de um Espaço Público".
O curso, ministrado por Bethânia Assy (Doutora em Filosofia do Direito), "propõe uma reflexão, baseada no pensamento filosófico de Hannah Arendt, sobre o papel do pensamento crítico e da capacidade de julgar no cultivo de sentimentos públicos e na consequente restauração de um espaço público".
O programa é o seguinte:
04/10 - Hannah Arendt: Figura emblemática do Sec. XX.
11/10 - O julgamento de Eichmann.
18/10 - O coplapso da moral tradicional.
25/10 - A capacidade de julgar do sujeito político no espaço público.
O horário é das 18h30 às 20h30m.

Ainda haverá avião?

Mas, com mais tempo para preparar a viagem, pode ir, no dia 03 de Novembro, à Homenagem ao Dia da Cultura, com "Nó em Pingo D'água" a interpretar Paulinho da Viola. Às 18 horas.
Ou, nos dias 06 de Outubro ou 10 de Novembro, ao cinema e assistir a seguir ao debate sobre os filmes - "O Declínio do Império Americano" e "As Invasões Bárbaras", respectivamente. Das 18h às 21h30m.
Ou então, se ainda não tiver nessa altura conseguido bilhete para o avião, ao Teatro na Justiça em 07 de Dezembro, às 18h, ver a peça "A Pane", de Friedrich Durrenmatt

Para mais informações, veja em http://www.emerj.rj.gov.br/

Originalidades de uma escola da magistratura!

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não pode ir ao Rio assistir à peça do Dürrenmatt, permito-me aconselhar a leitura de três livros deste autor suíço que escrevia em alemão:
A Missão ou da observação do observador dos observadores, da Editorial Presença
O Juiz e o seu Carrasco, das Edições Asa
Justiça, da Editora Relógio d`Água

Gomez disse...

Caro Anónimo: não recomende "O Juíz e o seu Carrasco" que já andam por aí muitos iluminados armados em justiceiros ;-)