01 novembro 2004

Encontro Sindical

Decorreu nos dias 29 de Outubro a 1 de Novembro, na bela cidade do Funchal, um Encontro Sindical dos Magistrados do Ministério Público subordinado ao tema “As novas áreas de intervenção do Ministério Público e a defesa dos interesses colectivos”.
Foram proferidas várias conferências, todas elas muito interessantes, seguidas de animados debates, como: “A defesa dos interesses colectivos e a defesa dos interesses individuais no Brasil”, pelo Promotor de Justiça no Estado de S. Paulo, Dr. Roberto Livianu; “A Defesa do Ambiente”, pela Dr.ª Helena Cluny, Procuradora da República; “Ambiente e Sociedade, uma perspectiva não jurídica”, pela Prof. Doutora Manuela Raposo Magalhães, arquitecta paisagista e do Instituto Superior de Agronomia, UTL; “Intervenção do MP na Jurisdição de Menores”, pela Dr.ª Joana Marques Vidal, Procurador-Geral Adjunta; “Intervenção do MP na Jurisdição Laboral”, pelo Dr. João Rato, Procurador da República.
Foi excelente o acolhimento que os participantes no Encontro tiveram na Madeira: a começar pelo Ministro da República, Conselheiro Monteiro Diniz, que, para além de uma simpática saudação e uma magnífica intervenção sobre o Ministério Público, recebeu calorosamente a comitiva de magistrados no Palácio de S. Lourenço, brindando-a com um excelente jantar-convívio; a passar por uma agradável visita e prova de vinhos nas Adegas de S. Francisco, e um esplêndido jantar nas Piscinas da Ponta Gorda, oferecido pela Câmara Municipal do Funchal; a terminar numa visita à Senhora do Monte e ao Jardim Tropical, com deslocação por teleférico, em que o afável Comendador Joe Berardo fez questão de pessoalmente servir de guia aos visitantes e, através da Fundação, de os presentear com um inesquecível almoço no Hotel da Quinta do Monte, seguido, inesperadamente, de uma visita à Colecção de Arte Joe Berardo, no recentemente inaugurado Centro de Artes Casa das Mudas, situado, entre as montanhas e o mar, na Calheta.
Enfim, uma inolvidável reunião, a deixar em todos uma grande vontade de voltar à Madeira.
Sobre os trabalhos, esperamos, muito em breve, apresentar uma síntese dos resultados do Encontro.

4 comentários:

Anónimo disse...

É preciso haver conclusões do encontro sindical?
Deixem-se de minudências!
O fulgor da iniciativa está demonstrada.
Qual foi a ementa do almoço do Joe Berardo?

Kamikaze (L.P.) disse...

Que mentalidade tão rasteirinha, anónimo...!
Se questionasse o tema do encontro, ou a escolha dos convidados, ou o tempo que foi dedicado aos trabalhos ou, enfim outros aspectos substantivos, entenderia, agora que se critique o juntar do útil ao agradável, para mais em tempos de escassa mobilização sindical, já me parece uma visão tacanha que não acrescenta nada de útil.

Kamikaze (L.P.) disse...

Lamento a anterior virolência, não quero ofender ninguém, sorry.

Kamikaze (L.P.) disse...

virUlência, sorry de novo.