26 outubro 2005

estes dias que passam 1

Morreu António Soriano. Dita assim, a secas, a notícia passa despercebida. Morre tanta gente, todos os dias.
Mas Antonio Soriano foi o fundador da "Librairie Espagnole" de Paris. Essa mesma que estava na Rue de Seine e que acutalmente mudou para a Rue Littré.
A livraria espanhola (como a "joie de lire" do François Maspero ou a Globe na Rue de Buci, infelizmente desaparecidas) eram farois duma outra cultura e duma outra esperança no tempo em que acreditava(mos) nos lendemains qui chantent.
A cultura espanhola deve muito, imenso, a Soriano que naquela trincheira de Saint Germain des Prés vendia os grandes poetas (Cernuda, Filipe, Aleixandre ou Lorca) e os grandes pensadores da diáspora que se seguiu ao fim da guerra civil.
Portugueses, espanhóis, brasileiros ou hispano americanos encontravam-se sob esse tecto acolhedor, discutiam horas infindáveis e saíam dali de alma lavada...
Antonio Soriano! Don Antonio! Hasta siempre, compañero.
*
O caso do financiamento irregular do partido de Chirac chegou ao fim. Ao contrário de certos países que conheço, foram condenados vários políticos conhecidos. Escapou Gerard Longuet mas não se pode ter tudo.
*
O queijo "feta" só pode ser produzido na Grécia. Boa malha, mas já agora, conviria que o vinho do Porto só pudesse ser feito em Portugal. O que não é o caso...
Ou será que o governo grego é mais competente que o seu homólogo lusitano? Há quem não se espantaria com esta hipótese...
*
Cada vez que ponho um comentário aparecem umas letras patuscas e uma "ordem" (???) para as reproduzir num espaço logo abaixo. Alguém terá a gentileza de me explicar para que serve aquilo? O compadre esteves está dispensado porque cheira-me que ainda sabe menos desta jigajoga do que eu... Um abraço compadre.

4 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Boa malha o postal caro mcr! Uma nova série se inaugura, pelos vistos, em formato mais "blogueiro", o que, como pode imaginar, bastante me apraz :)...

Quanto às letrinhas marotas: têm como função inviabilizar que a caixa de comentários seja invadida por spam. E é eficaz!

M.C.R. disse...

E V. a dar-lhe Kami! essa do formato blogueiro é tiro certeiro ao meu estilo foleiro de escrever para fora do tinteiro.
Quanto a essa das letrinhas...é que é uma boa malha. Ai quão ignorante sou, Deus meu!
Não mostrem este comentário ao nosso Delfim, senão ele vê nisto o principio de uma conversão a la Jean Barois...

Kamikaze (L.P.) disse...

Essas foram boas! Mas eu até gosto do estilo, bem sabe, mesmo quando sai para fora do tinteiro ah ah ah!
Agora não mostrem é estes comentários ao Lorde, que ele manda-nos ir divertir para o chat do MSN!

Silvia Chueire disse...

Ah, os comentários divertiram-me muito. Agradeço a vocês.

Silvia