24 janeiro 2006

Para não esquecer

Escreve, hoje, o JN:

«O Conselho da Europa encontrou indícios de que as alegadas prisões secretas da CIA na Europa existiram mesmo, muito provavelmente com conhecimento dos governos europeus.

"Há muitos indícios coerentes e convergentes que apontam para a existência de um sistema de deslocalização ou subcontratação da tortura", disse o chefe da comissão de inquérito, Dick Marty, na apresentação do documento.

"Actos de tortura ou de severa violação da dignidade dos detidos através da administração de tratamentos desumanos ou degradantes são praticados fora do território nacional (norte-americano) e fora do alcance da autoridade dos serviços secretos nacionais", acrescentou.


"É altamente improvável que os governos europeus, ou pelo menos os seus serviços secretos, não tivessem conhecimento", sublinhou Dick Marty.

O Conselho da Europa decidiu abrir um inquérito depois de terem surgido alegações, em Novembro, de que agentes norte-americanos interrogaram destacados suspeitos da al-Qaeda em prisões clandestinas situadas no Leste da Europa e transportaram alguns suspeitos para outros países com escalas na Europa.

A "Human Rights Watch" denunciou que a Roménia e a Polónia eram países onde possivelmente existiriam centros de detenção secretos dirigidos pelos Estados Unidos»

1 comentário:

M.C.R. disse...

Escrevi aqui há meses num dos "Estes dias que passam" que havia suapeita de prisões, vôos suspeitos e raptos. vários comentadores (vários não todos ...) terão dado a entender qque eu me excedia.Afinal parece que não.