13 março 2006

ABAIXO A CLAUSURA PROFISSIONAL E TEMÁTICA!

Tenho andado pouco por aqui, e também por ali, e pouco por muitas outras coisas que me são essenciais. Tenho andado demasiado mergulhado num mundo de afazeres profissionais e obrigações adjacentes que me atropelaram quando em Dezembro do ano passado tropecei nuns descontrolos fisiológicos. Ainda não consegui sacudir toda a tralha que corria atrás de mim e, pumba!, quase me soterrou. Mas quando, este fim de semana, ao ler uma reportagem num jornal sobre um tema que conheço bem, comecei a ter a tentação de nela catar as pequenas coisas que não estavam completamente exactas, ou as imprecisões técnicas, aproximando-me perigosamente daquele discurso que sempre critiquei sobre a impreparação dos jornalistas para tratarem das transcendentes questões da justiça, que descamba mais ou menos explicitamente na defesa da “acreditação”, percebi que, de facto, o corporativismo nasce da clausura profissional e temática. Que tem ainda o efeito, para mim igualmente perturbador, de criar atrito no deslizar do aparo da caneta sobre o papel. Rapei dos adequados antídotos!

5 comentários:

Silvia Chueire disse...

Apoiado !

M.C.R. disse...

Alegra-me o seu regresso e espero que os problemas fisiológicos estejam resolvidos.

Quanto à clausura tem V carradas de razão. Todos os profissionais sem excepção vêm o mu+ndo com os óculos ou os antolhos da profissão.

A cultura no sentido decente que V e eu lhe damos é exactamente o antídito dessa falsa visão das coisas.

Kamikaze (L.P.) disse...

Fico contente por teres lançado mao a cura e que um dos "remedios" seja assomares-te a esta janela e por ela...COMUNICAR!

Kamikaze (L.P.) disse...

O meu comentario antecedente , ha que reconhece-lo, e assim uma especie de "diz o roto ao nu"... mas foi sentido!:)

o sibilo da serpente disse...

Ainda bem que está em forma. E ainda bem que voltou. Por qualquer razão que me transcende, sempre que o vejo activo por cá, acho que as coisas ficam menos redondas.
Sobre o tema: disse o que eu tantas vezes disse aqui - só que disse melhor.
(Tantas vezes disse aqui que os profissionais do direito a fazer um jornal ele teria a densidade da Colectânea da Jurisprudência e a mesma periodicidade...)