26 maio 2006

Ab imo pectore... II - A (meia) Redenção


Pois é verdade. O nosso "Primeiro" lá se decidiu a enviar a GNR para Timor-Leste.
Com uma grande "tirada": "Portugal e Timor têm uma relação profunda cimentada na História, na língua portuguesa e na solidariedade".
Honra lhe seja feita! Assim, sim!
Vem no "DN" que "a missão, tal como tinha sido pedido pelas autoridades timorenses, será de "colaboração na manutenção da ordem pública e formação das forças policiais de Timor-Leste".
Só é pena que não seja o Exército ou a Marinha a estacionar por lá uns tempos: seria preferível aos horríveis australianos...
Na foto: Dili - Praia da Areia Branca.

4 comentários:

M.C.R. disse...

A relação profunda consistiu :
A) trocar a ilha das Flores por Timor no sec. XIX
B) mandar para lá um par de condenados
CNão fazer lá nada!
D) fugir de Timor quando chegaram os japoneses
E) "permitir" que uns deportados - os unicos portugueses que não puderam fugir fossem com os australianos os herois da libertação de Timor
F) continuar a não fazer lá nada de 45 a 75
G/ fugir para Atauro em 75 e de lá para a Australia em barcos australianos
H os timorenses falarem tetum ( e não portugu~es caro DLM, Tetum como ainda hoje com tanto mestre escola português por lá a ensinar sabe-se lá o quê)

A GNR Vai quando? Já foi ? Vai hoje? Ou daqui a 15 dias. E já agora porque é que não mandamos o sócrates para lá. Até podia levar o general Eanes, que já conhece o mar local...

C.M. disse...

IHIHIHIHIH...V. é "tramado" ó MCR!...

Um abraço!

M.C.R. disse...

Não sou. Admiro a sua ingenuidade. INGENUIDADE foi o que eu disse. V. tem uma generosidade inata que lhe dá para querer ver as coisas sob um ponto de vista positivo, E isso invejo-lhe. Mas estamos a falar do mundo terreno, dos domínios de César, disto, desta merda, que nos vai sufocando. E aí querido amigo permitta-me que lhe sirva de guia.
eu não desespero do homem nem do mundo simplesmente conheço-o e não me sinto nada inclinado a ir pela facilidade. A geo-política é tramadnão eu. It's the oil, stupid. The oil.
Sabe uma coisa? Eu sou dos que acham (e serão poucos, pouquissimos...) que Timor não trem futuro fora da Indonésia. como Goa na India ou Macau na China. Ora se reconhecemos a Goa indiana e o Macau chinês que andamos para aqui a futurar ?
já sei que me irão responder com a ocupação indonésia, que, por acaso, só não ocorreu no momento da constituição dessa república porque Soekarno queria primeiro resolver o problema do Borneu. Só por isso. Mas na Indonésia e depois nos países não alinhados (a famosa conferencia de Bandung e suas consequências) sempre passou a ideia de Timor integrar a Indonésia. E o mesmo sucedia um pouco por toda a parte.

C.M. disse...

De facto, precisamos todos de um guia, meu amigo. Todos os contributos dos nossos amigos são preciosos!
Tentei colocar um comentário ao outro postal, mas não o consegui. Parece-me que agora está a dar. Vou colocá-lo aqui e, curioso, como fiquei com ele registado, vai ver que chegámos à mesma conclusão: é, de facto, o "oil".

"pois...a não ser que existam outras razões…deveríamos reflectir sobre quem sairá beneficiado pela desagregação do Estado Timorense...a Austrália? O petróleo é uma boa razão…talvez ande ali mãozinha destabilizadora, que confunda certas cabecinhas militares, já de si sempre quentes...e aproveite as rivalidades existentes..."