31 maio 2006

A JUSTIÇA NO CINEMA

Amanhã, dia 1 de junho, pelas 19h30m, na Sala Bebé do Cinema Batalha, no Porto, a Associação Jurídica do Porto irá realizar a quinta e última sessão do seu ciclo de cinema jurídico com a projecção do filme Relatório Minoritário (2002), realizado por Steven Spielberg.
A projecção do filme e posterior debate constituem uma aula do curso de cinema da escola de audiovisuais do Porto.
Cerca das 22.05H estará ao dispor de quem desejar um jantar-buffet pelo preço de 6 euros + bebidas a liquidar directamente ao restaurante. Cerca das 22 h 45 m, iniciar-se-à um debate com a presença de :

Carlos Melo Ferreira (professor universitário);
José Meirinhos (professor de filosofia na Faculdade de Letras do Porto);
Maia Costa (Procurador-Geral Adjunto colocado na Secção Criminal do S.T.J.);
Mouraz Lopes (juiz de círculo; mestre em processo penal pela FDUC; ex-director da P.J.)

Essas intervenções serão posteriormente divulgadas em livro, sendo que o mesmo poderá incluir artigos elaborados por qualquer participante do debate, mediante envio posterior para a A.J.P..

O conteúdo da culpa em direito penal; A noção filosófica do tempo e a sua repercussão na actividade jurisdicional; a problemática da prevenção criminal, dos limites ao direito de defesa, da fiabilidade de determinadas formas de investigação criminal; das garantias constitucionais do processo penal e, qual o equilíbrio entre necessidades de defesa da sociedade que podem causar sistemas totalitários e a defesa dos direitos individuais, são algumas das questões que podem ser discutidas a propósito deste filme .

2 comentários:

Cleopatra disse...

É a primeira vez que aqui venho.
verifiquei que estava "linkada".

voltarei - I will be back! ;)

Gostei muito do que li.
pela qualidade.
pela leveza.
Pela diversidade.
Pela profundidade.
Obrigada.

o sibilo da serpente disse...

Olá! E venha mais vezes. Olhe, eu sou o carteiro...