24 agosto 2006

Os cartões clonados

A propósito dos casos vindos a público nos últimos dias sobre clonagem de cartões Multibanco, partilho com os leitores uma experiência vivida por mim no mês passado.

Fui contactado telefonicamente pelo meu banco, logo ao início da manhã, solicitando-me a entrega de um dos cartões de débito/crédito associados à conta, uma vez que esse cartão tinha sido identificado como possível alvo de cópia ou falsificação. Embora no balcão da agência não soubessem dar os esclarecimentos completos, porque isso só no “departamento de cartões” (!), tudo leva a crer que uma máquina ATM em que o cartão fora usado ao final da tarde do dia anterior – uma máquina isolada instalada num supermercado – tenha sido identificada como alvo de uma acção criminosa, pelo que o banco decidiu recolher de imediato os cartões utilizados nessa máquina ATM, evitando males maiores.

Embora não tenha havido qualquer tentativa de levantamento na minha conta, fiquei reconhecido ao meu banco pela prontidão da resposta face à situação verificada. De todo o modo, convém que nos mantenhamos alerta e tomemos os cuidados devidos. Sempre é o nosso dinheirinho…

2 comentários:

M.C.R. disse...

só clonam cartões de quem tem €€€€!!!

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Olhe que não, olhe que não, caríssimo MCR.