17 outubro 2007

PROBLEMAS & SOLUÇÕES

A Justiça não funciona? Pois é, vamos fazer um pacto que culminará numa grande reforma que levará à extinção de uns tribunais, a fusão de outros e à re-educação dos agentes judiciários

O Sistema Prisional está a rebentar pelas costuras e não consegue controlar a circulação da droga? Pois é, vamos fazer uma reforma que reduzirá o número de anos a aplicar pelos mesmos crimes, fazendo assim baixar a população prisional, com as consequentes economias. Estas ou parte destas servirão para financiar a criação de salas de injecção dentro das prisões.

A Educação é um sector em permanente ebulição e com resultados abaixo do aceitável? Pois é, vamos fazer uma reforma de sentido contrário à anterior, que por sua vez já punha em causa a antepenúltima contra-reforma. No fim, espera-se que metade do parque educativo tenha sido extinta, o mesmo sucedendo aos respectivos professores, com as consequentes economias de escala.

A Saúde até estava bem cotada mas fica muito cara? Pois é, vamos fazer uma reforma que ajusta o Serviço Nacional de Saúda, mas ficará muito mais económica. Por exemplo, (as contas estão feitas) por cada português que nasça em Espanha o Orçamento de Estado poupa 1.000 euros. Estão por fazer as contas de cada nascimento em ambulâncias, mas a poupança, por nascimento, será bem superior, uma vez que dispensa a sala de partos.

A máquina administrativa do estado é muito burocrática? Pois é, mas vamos fazer uma reforma que reduzirá a máquina ao mínimo e dessa forma eliminamos a burocracia. O princípio é: se não se pode eliminar a burocracia, elimina-se o serviço, transferindo os recursos financeiros para uma parceria público-privada.

A Lei que regula as manifestações não ajuda a justificar visitas policiais a organizações sindicais e outras coisas assim? Pois é, vamos propor ma alteração à lei que regulamenta as manifestações.

O sector das Pescas atravessa uma das maiores crises de sempre? Pois é, vamos fazer uma reforma para abater os barcos de pesca no activo. No dia em que se abater o último barco fica resolvido o problema das pescas.

A Carga Fiscal é demasiado alta? Pois é, mas não há condições para descer os impostos porque os portugueses têm que pagar todas estas reformas e, ainda, têm que pagar o défice.

E no fim de tanta reforma o que vai acontecer ao país? Pois é, esse é o segredo mais bem guardado.

1 comentário:

M.C.R. disse...

Antes de tentar comentar esta peça (excelente sobre todos os aspectos) para o que precisarei de tempo, que nem momento me falta, devo dizer que a acho deliciosa de concisão, humor para não falar da mão certeira com que a cicuta é distribuída