16 junho 2008

Uma nova política, Precisa-se

“O mundo precisa de repensar as fontes de crescimento económico. Estando o crescimento económico alicerçado nos avanços científicos e tecnológicos e não na especulação imobiliária ou nos mercados financeiros, os sistemas tributários têm de ser reajustados. Por que razão os que obtêm os seus rendimentos jogando nos “casinos” de Wall Street têm taxas de imposto mais baixas do que os que ganham dinheiro de outras maneiras? A tributação dos lucros do capital deve ser, pelo menos, igual à que incide sobre os outros tipos de rendimentos (esses rendimentos têm, em qualquer caso, um benefício substancial porque o imposto só é cobrado depois de realizado o lucro.) Além disso, deveria existir um imposto excepcional sobre os lucros das empresas petrolíferas e de gás.”

Joseph E. Stiglitz, Prémio Nobel da Economia em 2001, escreve mais um interessante artigo no D.E. em que defende, mais uma vez, uma nova política na tributação dos rendimentos. Só não se entende a razão que leva os políticos a não adoptar o que parece óbvio e que ajudaria na guerra contra os especuladores financeiros.

1 comentário:

O meu olhar disse...

Finalmente começam-se a ouvir vozes de dentro do sistema a falar do essencial. Esta é uma questão central de equilíbrio mundial. Todavia, o argumento dos governos é sempre o mesmo: a tributação não pode ser mais alta do que é para os que investem na bolsa para não afugentar esse “investimento” do país e respectivos capitais. O mesmo argumento é utilizado para a banca. E, como não estou a ver acções concertadas entre os países para uma tributação mais justa, é obvio que quem manda neste mundo continuará a mandar e a governar-se. O que se passa cá por baixo é pura diversão para esses espectadores/especuladores.