29 janeiro 2009

Davos 2

Algumas das conclusões dos participantes no painel paralelo do Fórum Económico Mundial (FME) dedicado ao tema da "Nova Era Económica" reunidos em Davos:

Os pacotes de estímulo orçamental estão a ser adoptados por inúmeros países são importantes, mas poderão não ser suficientes para acabarem com esta crise. Na verdade, existe o risco de que esta intervenção "leve a um fracasso total", advertiu o ministro sul-africano das Finanças, Trevor Manuel.

Por seu lado, o "chairman" da Morgan Stantley Asia, Stephen S. Roach, salientou que não se podem "subestimar os desafios e os perigos com que nos confrontamos em 2009". "Estamos numa recessão global sem precedentes. E não há uma solução rápida".

A contracção da procura dos consumidores nos EUA, que é um forte impulsionador do crescimento mundial, poderá estar ainda longe de atingir o fundo.

Este painel concluiu, assim, que o mundo enfrenta actualmente problemas económicos nunca antes vistos. E que os pacotes de estímulo financeiro poderão não bastar para relançar o crescimento económico, mas que, de qualquer das formas, são importantes, devendo ser coordenados a nível internacional

1 comentário:

Mocho Atento disse...

Esta crise é muito grave e pode deixar sequelas por muito tempo.

Não me parece que ninguém tenha uma ideia segura de como resolver o problema.

As empresas estão a parar em cadeia. O dinheiro não circula. Não há expectativa de ter um plano de tesouraria fiável. As encomendas não fluem, sendo feitas com exigências de prazo de entrega qaue não podem ser cumpridas pela indústria. Não é possível produzir para stock. O desemprego não é solução. O Fisco não flexibiliza instrumentos de regularização de dívidas.

O pânico está instalado. Falta esperança e confiança no futuro.