19 maio 2004

"Advogados não cumprem normas deontológicas"



Honorè Daumier, Vous avez perdu votre procés c’est vrai… mais vous avez du éprouver bien du plaisir à m’entendre plaider

3 comentários:

Gomez disse...

Aos "operadores judiciários" é geralmente apontado o pecado do corporativismo. Muitas das intervenções públicas de altos responsáveis e opinion makers das várias profissões forenses parecem querer dar razão a essa ideia feita: em regra só conseguem discernir problemas no quintal dos vizinhos (e parece que só para os problemas alheios conhecem salvíficas soluções...).
Na resposta a este inquérito, os Advogados deram provas de uma assinalável capacidadde de autocrítica, que é de louvar (digo eu, embora sendo suspeito). E deixaram um alerta que a OA não pode ignorar: apenas 25,7% dos inquiridos consideram que a acção disciplinar tem sido eficaz. É desejável que os candidatos a Bastonário assumam como prioridade inverter esta tendência. E, já agora, que as demais profissões forenses nos façam conhecer a imagem que fazem de si próprias.

Gomez disse...

Nunca pensei que a ilustração publicada visasse ofender os advogados. A classe tem, em geral, sentido de humor. Muitos apreciam estas gravuras de Daumier e até as exibem nos seus escritórios. O meu comentário incidia exclusivamente sobre a notícia, em boa hora divulgada.
Cordiais cumprimentos,

Anónimo disse...

Gomez! sempre oportuno...qui sáudááádjiii!