18 agosto 2005

De regresso...

...ao mundo da blogosfera depois de umas retemperadoras férias (não judiciais), estive a pôr a leitura em dia e vi que perdi grandes discussões que por aqui houve durante este período de ausência. Não valerá a pena, contudo, voltar a elas porque outras se sucederão.

Prometo para breve uns despretensiosos postais de férias e, entretanto, recomendo a leitura de um livro e de um artigo que li por estes dias. Que nada têm em comum e que me cativaram por razões diferentes.

O livro é o romance "Rosa Brava", escrito por José Manuel Saraiva, ex-jornalista do "Expresso", que constrói um romance a partir da figura de D. Leonor Teles, uma mulher marcante do Portugal do séc. XIV. Uma escrita fluida, irónica e divertida, bem enquadrada historicamente pelo autor.

O artigo "Lisboa a arder" está no caderno de economia do "Expresso" desta semana e foi escrito por Jorge Fiel. Em poucas palavras, todo um quadro de diferenças entre Porto e Lisboa e a forma como o poder central olha para as duas cidades. Subscrevo por inteiro, caro Fiel.

1 comentário:

o sibilo da serpente disse...

Li o artigo do nosso Jorge Fiel. Também achei muita piada. Aliás, o Fiel tem quase sempre muita piada...