16 janeiro 2009

Diário Político 98

Coisas de que não gosto
(a propósito de mais uma guerra inútil, e não o serão todas?, em que nunca haverá vencedores)

Nunca aceitei, e não vai ser agora que sou velho, que um Estado, seja ele qual for, se entenda, defina, julgue, um Estado de um povo eleito. Não há povos eleitos. Aliás, excepção feita a algum perdido rincão, povo, no sentido de etnia sem mácula nem mistura, não há. O mundo, as guerras, os azares, as migrações mestiçaram, e de que maneira, a esmagadora maioria dos povos.
No caso de Israel então, não há dúvida alguma. Os actuais israelitas são provenientes de cem países, há-os loiros e de olhos azuis, há-os negros (os falacha da Abissínia) há os que imigraram de diferentes pontos do médio oriente e por aí fora.
Nunca aceitei, e também não será agora, a teoria da conspiração sionista que vem de longe, como o Judeu Errante, passa pelos Protocolos dos Sábios de Sião, e acaba nas invectivas infames de dirigentes iranianos ou de grupos religiosos integristas árabes. A ideia de expulsar os judeus até se afogarem no mar, por sobre ser ridícula e presunçosa, cheira a genocídio desejado. Mesmo que, em certos momentos, o Estado de Israel tenha ultrapassado (e ultrapassou várias vezes) a mais elementar obediência às regras de convivência internacional...
Nunca aceitei, e não aceitarei jamais, a infâmia que é usar escudos humanos seja a que pretexto for. Não é apenas uma questão de cobardia, que já seria suficiente, mas é sobretudo um revelador terrível do desprezo que se tem pela vida humana, sobretudo pela dos outros.
Não aceito, do ponto de vista ético, a teoria do olho por olho e, muito menos, a resposta à agressão com outra infinitamente maior.
Não aceito que seja quem for torne o estatuto de refugiado num estatuto hereditário que, no caso da Palestina já vai na terceira (e em alguns casos) quarta geração. Também, obviamente, não aceito mesmo que isso seja apenas folclore, a situação tantas vezes descrita entre descendentes de judeus expulsos da península ibérica que mantém e ostentam umas alegadas chaves das casas que deixaram em Toledo ou em vila Pouca de Aguiar.
Não aceito que as perseguições anti-judaicas de há quatrocentos anos imponham aos actuais portugueses um pedido de desculpas que não só não altera a história, que é retórico, vácuo e apenas satisfaz a nossa bem-pensância. Não sou, enquanto cidadão ou enquanto português, responsável pela inquisição, pelo tráfico de escravos ou pelo assassinato indiscriminado de qualquer minoria que tenha habitado este país. Respondo pelo que se passa, ou passou, desde a idade em que tive oportunidade e possibilidade de pensar o mundo e de aceitar ou recusar o que se passava à minha volta. Ou seja, sinto-me responsável pelo que fiz, não fiz ou omiti desde, digamos, os meus dezoito anos.
Não aceito que a sombra da Shoa, do Holocausto, dos campos de concentração, dos guettos de Varsóvia, de Baby-Yar ou de outro qualquer lugar, sirva de desculpa para que as vítimas de então, ou os seus descendentes, parentes, simples próximos, usem de meios violentos contra as minorias próprias ou contra os vizinhos.
Aceito ainda menos porque não admito a mentira espúria que isso representa que alguém qualifique de genocídio ou holocausto o que se passa na Palestina. Chame-se o autor dessa infâmia Saramago ou Zé da Esquina.
Não aceito que por trás das campanhas de apoio ou repúdio ao Hamas, ao Hezbolah, a Israel ou ao Iraque (vítima também de um ataque baseado em falsidades absolutas) exista como muitas vezes, anti-semitismo. E digo anti-semitismo pela simples e modesta razão de serem semitas ambos os protagonistas. Há muito anti-semitismo (anti-judeu) por esta esquerda europeia que, incapaz de fazer a revolução em casa, vive as pseudo-revoluções dos outros. Há muito anti-semitismo (anti-árabe) por preconceito, por inveja da riqueza do petróleo, por desconhecimento ou medo puro e simples.
Não aceito que, agora que passaram vinte ou trinta anos, se esqueça, ou finja que nunca aconteceu, aquela longa série de atentados que tornaram tristemente famosos nomes como o de Abu-Nidal recentemente falecido na cama e quase em estado de santidade.
Não aceito que, a pretexto de erros passados, de progroms passados, agora se defenda a outrance o estado de Israel. Um crime não se apaga com o silêncio sobre outro crime.
Não aceito finalmente que se confunda uma guerra (com tudo o que tem de horrível) de baixa intensidade, servida por “bombardeamentos cirúrgicos” mesmo com danos colaterais, como claramente ocorre em Gaza com um massacre absoluto. Se Israel quisesse levar a cabo um “genocídio” como por aí se lê amiúde, bastava-lhe cercar as cidades e varrê-las a tiro de artilharia. Tem canhões suficientes, tanques suficientes, aviões suficientes, navios suficientes para transformar uma cidade cujos edifícios são feitos de materiais relativamente ligeiros num cemitério, num “grande cemitério sob a lua”, se me é permitido citar o católico Bernanos quando escrevia sobre a infâmia franquista.
Não aceito que se confunda um Estado que, apesar de tudo, se rege pela lei, reconhecido pela comunidade internacional (que aliás o criou via ONU em 1948) com uma região submetida ao poder de um grupo islamista fanático que se apoderou da governação por meio de um golpe de estado sangrento cujas vítimas são, por enquanto largamente superiores ao milhar confirmado de mortos palestinianos. E que ainda por cima eram, como os seus executores, membros desditosos da comunidade palestiniana, defensores da mesma causa independentista e nacional.
Não aceito, finalmente, o relativismo moral que faz com que se encare esta guerra como apenas um conflito entre dois povos, duas religiões que a nós europeus e ocidentais dizem muito pouco. Há por aí muito racismo disfarçado e uma guerra como esta vem mesmo a calhar. entre matadores de Cristo e infieis, diz-se, venha o diabo e escolha. Eles que façam o que as cruzadas e Hitler não ocnseguiram fazer...

4 comentários:

Luís Maia disse...

H´duas coisas que Israel não pode fazer, arrasar por causa da opinião pública mundial e anexar porque pelo facto de não serem a maioria tinham que meter a democracia na gaveta, Ou suspender os seus efeitos periodicamente tipo MFL

JSC disse...

Caro d’Oliveira, vejo que não aceita muita coisa, excepto esta guerra que apelida de “cirúrgica” e que qualifica “de baixa intensidade”, apesar dos “danos colaterais”. É curioso como usa a terminologia “bushiana”, que sempre incentivou este tipo de ataques, para desqualificar a intervenção israelita.
É óbvio que Israel não pode levar a cabo o genocídio daquela gente, mesmo que isso seja a vontade profunda dos mandantes. Não pode porque geraria uma parafernália de reacções de efeito imprevisível. Mas também é nítido que a estratégia é outra. É uma estratégia a longo prazo. O que se trata de ir arrasando, aqui, ali, ontem, hoje, daqui a uns tempos. O que se trata é de criar as condições de vida tão insuportáveis que os próprios árabes acabarão por abandonar aquelas paragens ou irão para os “campos de refugiados”.
A mostrá-lo está a forma como esta intervenção vai acabar. O Hamas permanece, beliscado é certo, mas permanece. Israel precisa que o Hamas ou outro movimento radical se mantenha no terreno. Porque será sempre este o móbil da sua intervenção “cirúrgica”, com a oportunidade que os ditames da conjuntura americana ditar. Como foi claramente a situação actual.

d' Oliveira disse...

niesComo Luis Maia seguramente sabe Gaza esteve anexada pelo Egipto até á guerra dos seis dias. Só que os gazaouis n\ao tiveram a "honra" de ser contemplados com a nacionalidade egípcia. Porque o Egipto os não queria.

como JSC decerto sabe eu pus entre aspas os termos (ou melhor esqueci-me da baixa intensidade. todavia não é bushiana (mas europeia) a origem das aspas e dos termos. E que fosse... acaso essa qualificação estará errrada?
Em segundo lugar o meu caro JSC fará o favor de me mostrar onde é que nas minhas palavras e sobretudo em todo o texto está essa apregada aceitação minha de guerras de baixa intensidade e de bombardeamentos cirúrgicos. Ou a descrição em linguagem corrente da merda significa que a gente aceite e promova até a merda?
Israel pode ou não fazer (e não estou a falar em sentido moral) está ainda paraq ver. E já o fez quando fechou os olhos aos massacres do Líbano cometidos pelas milicias cristãs. Nesse caso os campos estavam cercados ou tomados por tropas israelitas pelo que, convirá, Israel colaborou pelo menos por omissão nesse crime.
quanto à estratégia de Israel pessoalmente recomendaria a leitura dos recentes números do Le Monde ou do El Pais (e repare que refiro jornais que não são pro-israelitas) para atenuar essa sua visão que me parece, sem ofernsa, demasiado simplificadora.
quanto ao que Hamas quer, já aqui, antes de qualquer um disse, mas repito, que este movimento foi fortemente apoiado por Israel para cortar cerce o caminho de grupos mais moderados e laicos. que acriatura tenha depois escapado ao seu criador é outra história mas conhecem-se-lhe antecedentes noutras latitudes e noutras épocas.
que o Hamas não tem legitimidade religiosa, política, moral, ética para se arrogar da qualidade de porta voz dos palestinianos de Gaza é evidente e ontem, em televisões de melhor qualidade que a RTP & congéneres isso era evidente pelos testemunhos de cidadãos de Gaza.
que Israel vai fazendo o que quer também não me parece desajustado: é este Estado que marca o calendário.
que isto, esta situação, decorre de anteriores políticas imperiais (da URSS, dos EUA e até de boa parte dos actuais membros da UE) é mais do que uma evidencia, uma indesmentível verdade.
Agora o ponto é: teria Israel atacado sem os rockets? E não vale a pena futurar com o passado: foi isso mesmo, essa estúpida agressão que desencadeou o resto.
Desculpe mas a história é assim.

JSC disse...

Caro d’Oliveira, antes de mais admito que possa haver algum exagero no forma como comentei o seu post. O que verdadeiramente quis dizer é que a forma como aborda a questão acaba por “desqualificar a intervenção israelita”, no sentido em que a minimiza e justifica, com o lançamento do rokects.

Quanto ao mais estou inteiramente de acordo consigo. Concordo, em absoluto, que o Hamas não tem legitimidade para se arrogar da qualidade de porta voz dos palestinianos de Gaza. Mais, sou levado a pensar que a maioria dos cidadãos de Gaza gostariam de ser ver livres do Hamas. Essa gente acaba por também ser vítima do radicalismo do Hamas.

O que o mundo não deveria aceitar é que os Palestinianos estejam sujeitos a uma punição colectiva e sem fim à vista.

Quanto à questão que formula no fim do seu comentário: “teria Israel atacado sem os rockets?” A resposta é: Tinha. Mais, a não ser que ocorra grande alteração na política mundial e os EUA mudem de atitude (o que não acredito) vamos continuar a assistir a muitas outras intervenções cirúrgicas, com efeitos colaterais, traduzidos em mortos e na destruição das condições mínimas de vida (água, energia, hospitais, abastecimento). O tempo dirá se não será assim.