15 março 2005

A coligação dos interesses

Como já aqui foi anunciado, as Distritais do Porto do PSD e do CDS chegaram a acordo para formar uma coligação eleitoral no Marco de Canaveses, que será encabeçada pelo actual vice-presidente de Ferreira Torres. Estou certo de que esta coligação é feita ao arrepio da vontade da maioria dos sociais-democratas marcoenses e envergonha todos aqueles que apoiaram e votaram nas últimas eleições autárquicas no projecto apresentado pelo PSD e liderado por Coutinho Ribeiro.
Esta coligação em perspectiva limita-se a fazer a soma dos vários interesses partidários e aparelhísticos e remete para segundo plano quaisquer preocupações com opções estratégicas relevantes para o futuro do Marco de Canaveses. Aliás, a JSD do Marco já veio a público defender ardentemente a coligação, dizendo que “este acordo permitirá também uma renovação política clara e inequívoca no concelho”. Quem conhece a realidade e os actores políticos envolvidos sabe quão ridícula é esta conclusão. Será mais do mesmo, com tendência para piorar.
Afinal, nada de que não estivesse à espera quando aqui dei conta da minha demissão da Assembleia Municipal de Marco de Canaveses em Dezembro último.

3 comentários:

Primo de Amarante disse...

Estava escrito nos astros. É preciso lembrar a aliança PSD/CDS feita por esse rapaz muito democrata e muito futebolista (tal como o FT)que muito fala das bases do seu dito partido, que dá por nome Filipe Meneses. Foi ele quem,contra a vontade da direccção concelhia do PSD no Marco e contra as bases, fez a primeira aliança com o Avelino que, já nessa altura, tinha processos por duvidosa forma de gerir o interesse público e revelava à saciadade o seu estilo. É preciso lembrar a colaboração do AFT na angariação de militantes para destronar a Concelhia da altura do PSD. È preciso lembrar o assalto à sede do PSD que era contrária a Avelino. É preciso lembrar que os actuais rapazes que lideram o PSD no Marco, sem a ligação à fotocópia amarelada do Avelino (em que se tornou o candidato do PSD/CDS), quem lhes daria emprego?!...
Tudo indica que desta vez o PS vai ganhar o Marco. Tem um bom candidato que parece estar a constituir uma boa equipe. Espera-se que não haja recusas de pessoas muito válidas, como... (esquecia-me que é segredo!)
A propósito do Marco, convém ainda recordar que o Bloco de Esquerda teve, a nível do Concelho, muitos mais votos que o PCP. E
isso tem um significado: quem não se lembra de uma presidente de junta da CDU que em todo o lado aparecia a apoiar o Avelino Ferreira Torres?!... Agora, o Comité central ou a DORN que reflita sobre a importãncia de ter uma Junta, mas perder no Concelho dessa Freguesia toda a credibilidade.

Primo de Amarante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
M.C.R. disse...

Meu caro Amigo
então V. desconhece essa verdade lapalissiana que diz que os aparelhos existem para se perpetuar e se perpetuam contra tudo e contra todos se isso for necessário?
Ó homem de Deus venha daí um abraço de ingénuo para ingénuo.
É por essas e por outras do mesmo teor que os blogues podem servir: para irmos, mansamente, pé ante pé minando esse monturo de interesses rasteiros que são a negação da política ou, doutro modo, a negação do amor à polis e ao interesse da polis e dos seus cidadãos.
mcr